quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aprender a falar inglês é como aprender a dirigir

Falar inglês é uma habilidade, não é um conhecimento. Você pode adquirir conhecimento teórico, p.ex., sobre história, química, etc. mas se você quer aprender a falar inglês, você tem que aprender falando. Apenas o conhecimento teórico de vocabulário e regras gramaticais não faz ninguém falar.

É igual a aprender a dirigir. Enquanto você só fez as aulas teóricas, você ainda não sabe dirigir. Aí você senta no carro e, no começo, tem que pensar antes de cada ação. Que pedal vou apertar agora? O que devo fazer com a mão direita, a mão esquerda? Às vezes, aperta o pedal errado. E com isso aprende. Seu instrutor fica do seu lado e dá as dicas. E, aos poucos, você automatiza esses processos. De repente, nem percebe mais que está dirigindo, fica conversando com a pessoa ao lado, olhando a paisagem, etc.

Com inglês é igual. Você senta na sala de aula e precisa pensar antes de cada palavra. Você aprende tentando falar. Às vezes, usa a palavra errada. E com isso aprende. Pois ninguém consegue falar sem erros desde o começo. Você aprende errando e acertando. O professor vai lhe dando as dicas e algum conhecimento teórico que ajuda a acelerar o processo. De repente, você já fala frases inteiras, mas ainda precisa se concentrar bastante. E, aos poucos, você automatiza esses processos e nem percebe mais que está falando inglês ao invés do português. Você se concentra naquilo que quer comunicar e expressar, com qualquer pessoa, em qualquer situação.

Nenhum comentário: