quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Merry Christmas: o Natal nos EUA


Casa decorada em Nova York
O Natal é a MAIOR data comemorativa nos Estados Unidos. Os americanos mergulham de cabeça quando o assunto é celebrar o Natal. Para isso, decoram com muito orgulho as ruas, parques, lojas, jardins e casas. Rolam até umas concorrêcias de decoração entre as casas da mesma rua. Entre as lojas então... nem é preciso dizer, né?
O Natal é tão popular que influencia o mundo inteiro. Uma prova disso são as decorações de Natal do Brasil com alguma coisa de neve... sejam uns cristais de gelo, um boneco de neve, sempre tem isso na decoração do Brasil, mesmo sendo verão de 40 graus. Outro exemplo disso é a Coca-Cola, que é uma empresa americana, ter inventado que as cores da roupa do Papai Noel seriam vermelha e branca, porque antes já foi azul, amarelo, verde.. HO, HO, HO!!

As rádios ficam o mês de dezembro inteiro passando músicas de Natal, mas sem enjoar os ouvintes, porque existem milhões de músicas diferentes de Natal, muitas delas por artistas conhecidos... Shows com vários artistas famosos a todo instante, ingressos esgotam semanas antes do evento...o Natal nos EUA é muito forte mesmo...

Árvore gigante no Rockefeller Center
Marketing?!? Talvez... Mas, de toda forma, acaba despertando, de uma maneira ou de outra, o espírito natalino, que contagia as pessoas. É impossível esquecer, nem que seja por um minuto, que é Natal, pois a qualquer lugar que se vá há muita decoração (até carros decorados), muita correria de gente comprando, lojas super lotadas, todos lembram de comprar presentes para os parentes e amigos...

Mas mais do que isso, o mais importante: é uma data em que reúne as pessoas... Nas cidades grandes, como Nova York, todos não têm muito tempo de ver os amigos, os parentes e nem os vizinhos... A vida é muito corrida. Mas, no Natal, ninguém tem desculpa pra não procurar os entes queridos... Até os colegas de trabalho também fazem o "secret sender" (amigo oculto) nas empresas.


Nenhum comentário: